Quando falamos da primeira fase de um programa 5s, estamos falando de Seiri. Ela representa o senso de utilidade e organização e tem como objetivo retirar objetos desnecessários dos locais de trabalho e reduzir o desperdício. À primeira vista esta tarefa parece simples, todavia, a remoção destes objetos pode-se revelar uma tarefa bem exaustiva e algumas vezes complexa.
Na linha de produção, itens inutilizáveis podem ser ferramentas quebradas, refugo de produtos, peças e até mesmo máquinas não utilizadas naquele momento. No contexto global da empresa, diversos objetos podem ser considerados desnecessários, sendo possível citar alguns exemplos como: manuais de instrução sem uso, comunicação interna desatualizada, material sucateado, arquivos desorganizados, etc.
O objetivo do Seiri é identificar e eliminar objetos desnecessários no ambiente de trabalho. Com esta prática, a organização conquista vários benefícios que melhoram a execução das atividades de rotina diária. Dentre eles é importante citar:
- Ganho de espaço no ambiente para novos negócios;
- Receita através da venda de material reciclado;
- Ganho de tempo na busca de ferramentas, materiais e também no inventário;
- Reparo de máquinas e ferramentas quebradas;
- Recuperação de materiais e ferramentas perdidas ou esquecidas;
- Maior eficiência no reparo de ferramentas e máquinas;
- Maior produtividade dos funcionários;
- Menor índice de lesões de funcionários;
- Melhoria no ambiente de trabalho.
Durante a implantação do Seiri, é interessante também “levantar a bandeira” do Kaizen, outra ferramenta muito importante que tem como objetivo procurar por falhas e propor melhorias que possam ser aplicadas na organização de forma a impactar diretamente na produtividade. Para mapear as falhas, é importante fazer um esforço para responder as seguintes perguntas:
- Os regulamentos e as normas de trabalho estão apresentadas? Se sim, estão sendo seguidas?
- Há alguma falha na segurança do trabalhadores?
- Há materiais sendo disperdiçados?
- As ferramentas que estão nos locais de trabalho são as ferramentas certas? Estão quebradas?
- A altura das bancadas e das cadeiras estão niveladas corretamente?
- As manutenções das máquinas, ferramentas e da estutura física estão devidamente programadas?
- Temos sucesso na aplicação das sugestões feitas pelos funcionários?
O conceito de equipe multidisciplinar é o de aproximar diferentes disciplinas às vezes sem aparente relação entre elas, onde cada profissional fala um pouco de sua profissão e experiências do dia-a-dia, contribuindo desta forma com o conhecimento do outro. Como o Seiri pretende implantar a filosofia de utilização em toda a organização, é recomendável formar equipes multidisciplinares que além de contribuir com conhecimento, tenham autoridade em fazer as mudanças. Estas equipes podem ser formadas por operários, supervisores e pessoas que participam do processo produtivo.
A equipe deve fazer um bom planejamento para o sucesso da execução do Seiri, compondo um plano básico que foca em 3 pontos importantes :
- Levantar questões a serem resolvidas e compartilhar com a equipe;
- Definir uma área para ser trabalhada;
- Apresentar o tempo de conclusão desta fase;
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Ferramentas de classificação e organização no Seiri
Para implantação do Seiri, é importante lançar mão de etiquetas coloridas e numeradas. A cor pode definir a importância do objeto ou mesmo a equipe que deverá resolver a questão e a numeração ajuda a catalogar a quantidade de problemas levantados e, consequentemente, o volume de trabalho gerado com o projeto. Nesta etiqueta podem ser colocadas as seguintes informações:
- Número da etiqueta;
- Descrição (razão do ítem a ser marcado );
- Data da marcação;
- Nome e contato da pessoa que o marcou.
Frases para serem utilizadas durante a implantação do Seiri
- “Se não está catalogado, o objeto está guardado e não organizado”
- “Separe o útil e elimine o inútil”
- “Somente o necessário no local de trabalho”
- “Combata o desperdício de material e tempo”
- “Pergunte-se: Vamos precisar disso?”