Citisystems

Eficiência Energética: 5 Dicas para Economizar Energia

eficiência energética capa

Os preços da energia elétrica aumentaram a um ritmo alarmante nos últimos anos e ao mesmo tempo, o interesse em obter maior eficiência energética e ao mesmo tempo cumprir as responsabilidades ambientais nunca esteve tão em alta como nos dias atuais.

Sendo assim, muitas organizações estão procurando maneiras de economizar energia, reduzir as emissões de CO2 e economizar custos que chamamos de utilizados que são necessários para o funcionamento de uma indústria ou organização tais como Ar condicionado, Ar comprimido, Tratamento de água, etc.

Embora o gerenciamento total de energia seja muito complexo, existem algumas estratégias relativamente simples que podem reduzir o consumo de energia da sua empresa.

Veja abaixo 5 dicas que você pode aplicar que farão com que você reduza custos e  atingiria resultados satisfatórios de eficiência energética.

1 – Eficiência Energética na Iluminação

Melhorar a eficiência energética atuando diretamente na iluminação é uma das maneiras mais fáceis de diminuir a despesa com a conta de energia. Ao planejar ou substituir a iluminação, considere os tipos de luzes, a localização, as condições de iluminação, a tecnologia apropriada da lâmpada, os sistemas de controle e outros componentes que possam gerar maior consumo de energia.

Aqui estão algumas dicas para otimizar a iluminação do seu negócio;

2 – Motores Elétricos com Eficiência Energética

Aumentar a eficiência energética e tomar medidas para reduzir a quantidade de energia requerida no funcionamento do motor elétrico pode impactar diretamente na produção da sua empresa. Ao substituir motores ineficientes por motores de maior eficiência você pode  obter economia significativa de custos ao longo da vida útil do motor sem mencionar os benefícios adicionais de redução de tempo de paradas e aumento de produtividade e confiabilidade. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a alcançar uma maior eficiência energética com motores elétricos:

3 – Ar Comprimido

O ar comprimido é um dos recursos mais caros em uma empresa ou planta industrial quando falamos em eficiência energética. Para você ter uma ideia, em instalações que requerem ar comprimido, cerca de 10% da energia elétrica utilizada nessa instalação é consumida pelo compressor. Ao tomar algumas medidas simples para controlar o consumo de energia de um compressor de ar, você pode aumentar significativamente a eficiência energética do seu negócio:

4 – Aquecimento e Ventilação

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) podem representar cerca de 30% do consumo de energia de uma empresa. Antes de considerar a compra de novos equipamentos, determine a quantidade de energia que o sistema HVAC da sua empresa realmente vai utilizar e implemente técnicas abrangentes de eficiência energética a fim de controlar os custos de sua empresa. Algumas ações a tomar são:

5 – Refrigeração

Há uma série de sistemas e práticas que podem ser implementados para sistemas de refrigeração que ajudarão seu negócio a obter um aumento na eficiência energética. Existem muitos procedimentos simples que podem ser tomados para reduzir a quantidade de uso de energia do sistema de refrigeração da sua empresa tais como:

Sair da versão mobile