O intuito deste artigo é apresentar dentre uma variedade de ferramentas importantes, as 7 ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas na indústria e utilizada por qualquer trabalhador que busca a qualidade e melhoria contínua. Algumas delas foram desenvolvidas por engenheiros e outras adaptadas de outras aplicações sendo que todas possuem uma finalidade comum: Fornecer meios para a tomada de decisões de gestão da qualidade com base em fatos.
Tanto o TQM (Total Quality Management) como o TQC (Total Quality Control) frequentemente mencionam na literatura as ferramentas denominadas como as 7 ferramentas da qualidade. O seu criador, Kaoru Ishikawa, conhecido como o homem mais importante no Japão pela defesa do controle de qualidade, organizou estas 7 ferramentas da qualidade com o intuito de possibilitar que qualquer pessoa com um conhecimento básico pudesse analisar e interpretar dados ou informações importantes da empresa.
De acordo com Kaoru, cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as 7 ferramentas da qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e subsidiar melhor análise de informações. Desde o seu desenvolvimento, estas ferramentas passaram a ser utilizadas em empresas de todo o mundo e por diferentes funcionários abrangendo todos os níveis de uma empresa, desde gerentes até operadores. As 7 ferramentas da qualidade são:
7 Ferramentas da Qualidade | O que é | Para que utilizar |
Diagrama de Pareto | Diagrama de barra que ordena as ocorrências de problemas de maior frequência para os problemas de menor frequência. | Priorizar os poucos problemas que possuem o maior impacto no resultado. |
Diagrama de causa e efeito | Expressa de modo simples e fácil, a série de possíveis causas para um problema. | Ampliar a quantidade de causas potenciais a serem analisadas. |
Diagrama de dispersão | Gráfico que representa a relação entre duas variáveis. | Verificar a correlação entre duas variáveis. |
Histograma | Diagrama de barras que representa a frequência dos dados. | Fornece um caminho fácil para avaliar a distribuição dos dados |
Fluxograma | Representação gráfica dos passos de um processo. | Permite uma visão global do processo por onde passa o produto e permite analisar limites, fronteiras e |
Carta de Controle | Gráfico construído a partir de variáveis de um produto ou serviço medidas. | Utilizado para determinar se um processo produzirá produtos ou serviços com propriedades mensuráveis e consistentes. |
Folha de verificação | Tabelas ou Planilhas utilizadas para coleta e análise de dados. | Facilita a coleta de dados referente a um problema. |
As 7 ferramentas da qualidade apresentadas na tabela acima são instrumentos fundamentais para melhorar a qualidade dos produtos. Na prática, elas são utilizadas para analisar o processo de produção, identificar os principais problemas, as flutuações de controle de qualidade do produto e fornecer soluções para evitar defeitos no futuro.
As 7 ferramentas da qualidade também utilizam técnicas estatísticas e conhecimento para acumular dados e analisá-los. Elas ajudam a organizar as informações coletadas, de maneira que seja fácil o seu entendimento. Com sua utilização, os problemas específicos de um processo podem ser identificados e estudados. Para cada uma das 7 ferramentas da qualidade citadas, publicamos um post neste blog explicando como funcionam. Basta acessá-las clicando no link sobre elas. Porém, vamos resumir um pouco sobre o que representa cada uma delas:
O Diagrama de Pareto mostra a distribuição dos itens e organiza eles do mais freqüente para o menos freqüente. Ele é utilizado para definir os problemas, definir suas prioridades, ilustrar os problemas detectados e determinar a sua frequência no processo. É uma imagem gráfica das causas mais freqüentes de um problema particular. A maioria das pessoas o utilizam para determinar onde colocar seus esforços iniciais para obter ganho máximo.
O Diagrama de Causa e Efeito é também chamado de “gráfico de espinha de peixe” por causa de sua aparência e de gráfico de Ishikawa devido ao homem que popularizou o seu uso no Japão. Ele é utilizado para listar a causa de problemas particular. A ferramenta dispõe de uma linha horizontais central com ramos principais para exibir as principais causas e linhas que saem dos ramos principais para mostrar as subcausas de um problema específico.
Esta ferramenta também é usada para descobrir as possíveis causas de um problema. Ela permite que uma equipe para identificar, explorar e apresentar graficamente, em mais detalhes, todas as possíveis causas relacionadas a um problema ou condição para descobrir sua causa.
O Diagrama de Dispersão mostra o padrão de relacionamento entre duas variáveis . Este diagrama estabelece que quanto mais próximos os pontos estão em uma linha diagonal, mais haverá uma estreita relação de um-para-um. Portanto, este diagrama é uma ferramenta gráfica que permite plotar muitos pontos de dados de maneira a mostrar um padrão de correlação entre duas variáveis.
O Histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição das variáveis. Esta ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas de um processo, bem como a largura da distribuição dos dados. Ele mostra um gráfico de barras de dados acumulados e é a maneira mais fácil de avaliar a distribuição dos dados.
O Fluxograma é uma representação de um processo e utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.
Carta de Controle: De uma maneira geral, os gráficos estão entre as técnicas mais simples e melhores para analisar e exibir dados e estabelecer comunicação fácil em um formato visual. Os dados podem ser representados graficamente através de gráficos de barras, gráficos de linha, gráficos de pizza e gráficos de controle. Enquanto os três primeiros são comumente usados, o último é um gráfico de linhas com limites de controle.
Dentre as 7 ferramentas da qualidade, esta é a ferramenta que fornece limites de controle que são três desvios-padrão acima e abaixo da média, estando o processo em análise sob controle ou não. Ela também permite ao usuário monitorar, controlar e melhorar o desempenho do processo ao longo do tempo, estudando a variação e sua fonte.
Por fim, a Folha de Verificação mostra a história e o padrão de variações. É uma ferramenta utilizada no início do processo de mudança para identificar os problemas e recolher dados facilmente (tabelas e planilhas). É uma boa forma de fazer com que a equipe possa coletar e estudar os dados observados. Também é utilizada no final do processo de mudança para ver se a alteração resultou na melhoria permanente.
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Benefícios da aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade
Como vimos, a maior parte dos problemas de qualidade poderão ser resolvidos com a utilização destas 7 ferramentas da qualidade. É importante ressaltar que cada uma delas tem sua própria forma de ser aplicada e a maneira de fazer isto dependerá muito do problema a ser resolvido, das informações passíveis de serem coletadas, dos dados históricos e do conhecimento que se tem sobre o processo. Com sua utilização das 7 ferramentas da qualidade é possível atingir alguns benefícios como:
- Elevar os níveis de qualidade;
- Diminuir os custos;
- Executar projetos melhores;
- Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
- Identificar problemas no processo, fornecedores e produtos;
- Identificar causas raízes no processos.