Por que implantar o 3P?
Algumas pessoas aplicam o 3P para reduzir custos em equipamentos ou projetar processos que funcionam em fluxo contínuo de produção, porém podemos citar basicamente algumas situações em que o 3P é muito eficiente. São elas:
- Quando deseja-se desenvoler um produto novo minimizando desperdícios. Quanto mais cedo forem envolvidos os projetistas no pensamento Lean melhores serão os resultados;
- Para aprovação de capital de investimento. O 3P é uma excelente ferramenta para direcionamento de projetos de investimentos (CAPEX);
- Situações que envolvam decisões com relação a necessidades de mudanças no projeto do produto. Neste caso, as decisões ficam mais fáceis quando recorre-se a revisão do 3P;
- Em situações que exigem mudanças significativas em volume de produção;
- Em situações de realocação de Processos;
Etapas do Processo de Preparação da Produção
Primeiramente deve-se estabelece equipes com a finalidade de se reunirem para desenvolver as melhores alternativas para cada etapa do processo analisado. O objetivo aqui é desenvolver um processo, projeto ou produto que atenda da melhor maneira as necessidades dos clientes.
Uma vez definida a equipe, o time dedica alguns dias (com foco nos eventos 3P) trabalhando para desenvolver alternativas para as etapas do processo. Neste período avalia-se cada alternativa com relação a critérios de produção (Ex.: Takt Time desejado) e custos envolvidos para implementar estas alternativas. Uma vez estabalecidas as alternativas, as melhores são eleitas e implementadas.
O 3P é formado por 3 etapas que juntas englobam 16 slogans utilizados como diretrizes para os processos de concepção de acordo com os princípios do Lean Manufacturing, JIT (Takt, Flow, Pull) e Jidoka. Ao final das etapas do 3P e ao passar pelos 16 slogans, os equipamentos e o sistema produtivo estarão mais próximo do Sistema Toyota de Produção (STP). Veja na Figura 1 abaixo estas etapas:
Etapa de Informações
Na etapa de informações, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Defina o problema / Crie o estudo de caso: Todo projeto deve começar com o entendimento de suas necessidades. A equipe deve buscar entender quais necessidades dos clientes precisam ser atendidas;
- Estabeleça metas e objetivos claros: Muitas vezes, o processo de preparação da produção, proporcionará um aumento significativo de lucros e melhor entendimento dos desperdícios. Apesar disto, não é recomendado implantar muitas melhorias de uma única vez. Os projetos devem ter metas e objetivos claros que, na maioria das vezes estarão ligados às estratégias principais da empresa.
- Análise e diagramação: Esta etapa envolve o levantamento de uma quantidade significativa de informações sobre os processos e produto. Deve-se coletar e analisar layouts de produtos, part numbers, desenhos e amostras. Em alguns casos, um produto existente é desmontado e transformado em uma vista explodida, dando-se especial atenção para a forma como as peças se encaixam. O processo de 3P faz amplo uso de palavras descritivas (torção, imprensa, aleta, rolo, etc.) ao descrever como os produtos são montados. Aqui também é importante analisar o Takt Time, os passos de processo e os custos envolvidos no processo de produção.
Etapa Criativa
- Desenvolva os 7 Processos alternativos: Esta é uma técnica de brainstorming utilizada para que se obtenha uma grande quantidade de ideias sem que elas possam ser censuradas. O 3P nesta fase exige que a equipe volte-se para exemplos da natureza, forçando as pessoas buscarem exemplos no mundo natural para estimular novas ideias. A teoria é que a mãe natureza tem desenvolvido soluções para quase todos os problemas através de milhões de anos de tentativa e erro. Em algum lugar, uma dessas soluções irá coincidir com o problema que está sendo enfrentado pela equipe.
- Refine as ideias: Após a coleta do maior número de ideias e alternativas possíveis, a equipe pode validá-las. Algumas formas de validação é criando modelos e desenvolvendo simulações. Muitas empresas que fazem o 3P elaboram documentos para explicar melhor as ideias geradas durante os 7 Processos alternativos. Este documentos geralmente possuem descrições de ferramentas e gabaritos, inovações de processo, Poka-Yokes, e assim por diante.
- Priorize as ideias: Esta é uma etapa de priorização das melhores ideias. Os Processos de preparação de produção mais refinados terão uma matriz de decisão especificamente desenhada para proporcionar melhores resultados.
Etapa de Redefinição
- Validação: Uma vez criado o protótipo em cima das melhores idéias, a equipe trabalhará para aperfeiçoá-lo. Devem ser criadas variações no processo para garantir que todos os critérios sejam atendidos. Após o refinamento, o resultado deve ser apresentado a uma equipe maior para a validação do protótipo.
- Implementação: Após aprovado o protótipo, será selecionado um membro da equipe para liderar a implementação do processo. O mebro será responsável por montar um cronograma, alocar os recursos necessários e distribuir responsabilidades. Nesta etapa, a equipe deverá elaborar novos fluxogramas e procedimentos operacionais. Serão redefinidos o Takt Time, tempos de ciclo, capacidades e o layouts.
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Lançamento para a produção
Ao final do processo 3P, o produto remodelado ou o novo projeto de processo será introduzido na organização. Como resultado, será estabelecendo na empresa um processo de qualidade superior ao que havia anteriormente. A equipe deverá monitorar o resultado das ações e cuidar para que as mesmas se perpetuem. Assim todos poderão usufruir dos resultados proporcionados pelo 3P.
Benefícios de implantar o 3P
Os eventos envolvidos no Processo de Preparação da Produção (3P) são mais eficazes em situações que seguem a regra de (alto risco)/(alta recompensa). Caso houver necessidade de melhorias incrementais ou grandes mudanças que são bastante simples, outras ferramentas Lean são mais adequadas. Alguns exemplos de bons eventos 3P incluem:
- Quando um novo produto está sendo lançado;
- Quando ocorre uma mudança significativa na demanda que requer uma revisão de uma linha de produção;
- Quando a produção estiver sendo transferida para um novo local;
- Quando uma grande mudança de projeto for necessária devido à concorrência externa.
- Quando existe uma necessidade de liberar uma quantidade significativa de espaço na linha de produção;
- Quando o processo de produção possui problemas significativos de qualidade que são difíceis de resolver;
- Quando existem barreiras significativas à implementação do pensamento Lean.